Inteligentemente Sórdido
Nazismo lacunar
E-mail: lucasaraujo_oliveira@hotmail.com
Com o termino da primeira guerra mundial a jovem República Alemã foi imposta ao tratado de Versalhes, também conhecido como ditado de Versalhes pelos países que saíram prejudicados. Com isso a Alemanha perdeu 1/7 do seu território e 1/10 da sua população.
A população Alemã estava muito fragilizada com o final da guerra, a Alemanha estava sofrendo com a crise que se instaurou no país. Nesse cenário perfeito surgiram os partidos nacionalistas alemãs que eram completamente contrários ao socialismo. Um desses partidos era o Partido Nacional Socialista dos Trabalhadores alemães (o Partido Nazista), liderado pelo ex-soldado e cabo do exército Adolf Hitler. Hitler concorreu ao posto de Presidente da Alemanha contra o herói de guerra alemão Hindenburg que contava com o apoio Norte-Americano (apoio financeiro)
Em 1923, aproveitando-se dos níveis altos de inflação, Hitler e seus companheiros de partido decidiram seguir o exemplo dos comunistas, organizando uma revolta armada. Mas a revolta foi fracassada e Hitler acabou preso. Na cadeia ele escreveu seu famoso livro “Mein Kampf”(minha luta), livro que falava dos princípios do nazismo.
Entre 1924 e 1929 as idéias de Hitler não acharam mais público para se propagarem pela Alemanha e isso se deve ao fato da Grande crise mundial que aconteceu nos Estados Unidos, principal investidor da Alemanha, causando na Alemanha uma grande massa de desempregados.
A miséria, a incerteza do futuro, os milhões de desempregados a vontade de dar a volta por cima com o nacionalismo e a vontade de se livrar do tão avassalador ditado de Versalhes criaram a atmosfera perfeita para a propagação da ideologia de Hitler. Os alemães encontraram nos discursos carismático de Adolf segurança e perspectiva de dias melhores para a Alemanha.
Em pouco tempo Hitler conquistou além das classes médias, camponeses e operariado as altas classes como a burguesia e a nobreza alemã, também chamados de arianos.
Os Princípios do nazismo eram: o racismo, anti-semitismo, espaço vital, militarismo e nacionalismo. Esses princípios ideológicos pregavam o preconceito racial contra negros e pardos, os rebaixando por conta da sua cor, e pregava a perseguição dos Judeus, pois a Alemanha só poderia ter uma única religião, e ela era a católica. Além disso, Hitler não gostava dos Judeus porque eles eram bem sucedidos nos negócios e dominavam o comércio.
Hitler aproveitando-se da crise que também se instaurara na França e na Grã Bretanha (Principais potencias que faziam com que a Alemanha seguisse o tratado de Versalhes) começou a política armamentista, restabelecendo o exército alemão, ignorando os termos do tratado de Versalhes.
Em pouco tempo Hitler iniciou a política expansionista, denominada no regime nazista de espaço vital. Essa política de espaço vital dizia que a Alemanha precisava de mais espaço para crescer e as medidas tomadas para isso inicialmente foi tomar países vizinhos cuja população fosse alemã de origem.
Essa Política expansionista alemã, pouco tempo mais tarde seria um dos precursores da Segunda Guerra mundial.
Em 1945, Hitler declarara que o Terceiro Reich duraria mil anos e governaria o mundo. Mas, em apenas dez anos, a barbárie e o nacionalismo fanático do regime nazista levaram a Alemanha à ruína.
© 2010 Todos os direitos reservados.